Usar meme na conta do cliente: pode ou não pode?

1.3K
Por: Barbara Lasci.

PODE DEMAIS! Mas, há regras.

Vou compartilhar 2 coisas absurdas que eu já ouvi sobre esse assunto e comentar sobre elas:

1. «Se a pessoa virar meme o direito de uso de imagem dela fica livre para todo mundo»
Isso não existe. Usar imagem de qualquer pessoa, famoso, desenho, personagem etc sem autorização da pessoa e/ou autorização do criador não pode. Não foi você que criou: não pode. Veio do Google imagens: não pode. Salvar uma foto do Facebook / Instagram / Pinterest etc e achar que ela é sua: não pode.

O que pode: adaptar o meme para o seu cliente através de paródia. Ou seja: você pode pegar uma foto de banco de imagem e adaptar, pode ilustrar um personagem parecido, pode usar só o texto do meme adaptando para o negócio do seu cliente.


Exemplo: Lembra do meme «Com licença, senhor» em que tinha um menino de camisa rosa e bermuda? Não podemos usar a foto dele, mas podemos brincar com o texto «com licença, senhor» e trazer alguma informação sobre a roupa dele ou o fundo da foto para deixar mais perto do meme.


2. «Mas o cliente quer que a gente aproveite todos os memes»
Tenho nem roupa pra aproveitar todos os memes. Uma parcela considerável dos memes envolvem assuntos preconceituosos e não envolverei meus clientes cheirosinhos nisso. Às vezes o meme está tão vinculado a um item visual que é quase impossível recriá-lo sem infringir os direitos e nem todos os memes fazem sentido pro público do meu cliente.

Então, ao invés de ficar atirando pra todos os lados, eu prefiro aproveitar aqueles que eu acredito que vão funcionar. Deus me livre um meme flopado na conta do cliente!


A Social Media que a gente quer é aquela dentro da lei, que não agride as pessoas, que constrói boa reputação.

Dica bônus: o timing perfeito para publicar um meme é aquele em que já foi falado o suficiente a ponto de as pessoas entenderem do que estamos falando, mas não estressado demais a ponto de ter perdido a graça. Esse timing muda de acordo com o comportamento do público construído naquele canal. Publicar no momento correto requer muitos anos de experiência, conhecimento e tato.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Close
ColocandoIdeas © Copyright 2020. All rights reserved.